sábado, 6 de outubro de 2012

O ser humano adora a si mesmo


Texto publicado ontem no Jornal Opinião, onde inaugurei uma nova coluna, chamada "Fale com a Psicóloga".Falo sobre como nós, humanos, adoramos nossa própria espécie.  Confiram o texto de abertura.


 "Nós merecemos uma coluna sobre nós!

             É com prazer que inauguro esta nova coluna aqui no Jornal Opinião. O nome da coluna, 'Fale com a psicóloga', por si só, já pretende transmitir um ar de aproximação com os leitores, que poderão sugerir  temas, enviar perguntas sobre questões de seu cotidiano, dificuldades emocionais ou dúvidas. Nós, seres humanos, em geral temos uma paixão em comum: falar sobre nós mesmos, ou sobre os outros (confesse se você não adora saber o que acontece na casa do vizinho, do parente ou das celebridades). E isso ocorre por um motivo simples: adoramos tudo que é relativo a nossa espécie, até porque precisamos uns dos outros.
            Todas as formas de arte, o ápice da expressão humana, anunciam nitidamente essa necessidade e essa curiosidade que temos por pessoas - fazemos filmes, novelas, poemas, livros, tudo sobre nós. Logo, nos interessa, por exemplo, compreender o porquê dos comportamentos. E é aí que se encaixa a proposta desta nova coluna: contribuir para a felicidade do leitor, na tentativa de promover um espaço para reflexões sobre nós mesmos. Entender os motivos alheios, e os nossos próprios, para atitudes às vezes inexplicáveis, estranhas, transgressoras, contraditórias - alivia e cura. Melhora nossas relações e nos faz mais felizes.   
             Psicólogas são cientistas do comportamento. A psicologia é a ciência que estuda as condutas / comportamentos, suas disfunções e maneiras ou técnicas para tratamento, abarcando estudos da medicina e sociologia também. O curso tem uma duração mínima de cinco anos e tem grande reconhecimento em países como Estados Unidos, Inglaterra e França. Este ano, comemoramos os 50 anos da institucionalização da nossa profissão no Brasil. Por isso, achei importante relembrar que psicólogo não é exclusividade de “doidos”, ok? Atendemos gente, não importa o tipo de problema que tiver. Até porque, problema todo mundo tem.
            Diferentemente da medicina, que trata o paciente quando a patologia já se instalou, a psicologia tem também um caráter preventivo – aquele probleminha que te aperreia frequentemente, que aparentemente é “bobo”, ou que você diz que “vai passar com o tempo”, se tratado no consultório, pode lhe poupar um futuro transtorno mental, como a depressão, o TOC, entre outros. Ir ao psicólogo é uma questão de saúde, não de luxo, e sem dúvida aumenta e muito a qualidade de vida das pessoas e pode evitar o princípio ou o excesso de medicalização. 
            Felizmente, a procura às psicólogas está cada dia maior, o que mostra que a desinformação e o preconceito em relação a nossa profissão estão sendo quebrados, inclusive pela própria classe médica - médicos atualizados reconhecem a importância do acompanhamento multidisciplinar e encaminham seus pacientes para nós.  
            Sou recifense e resido aqui em Francisco Beltrão há dois anos e meio, onde tenho consultório. A realidade cultural e econômica daqui é bem diferente da qual estava habituada (embora me seja algo familiar, pois meu pai é gaúcho). Porém, aprendi a amar os aspectos díspares entre essas duas cidades, e uma coisa importante também pude aprender: gente é gente em qualquer lugar. Os problemas, as angústias, as dúvidas que recebo no consultório daqui, pouco variaram em relação aos que recebia no de lá. Pessoas querem ser felizes, pessoas querem angariar sentidos para a vida, querem melhorar suas relações, querem se entender. Pessoas querem ser ouvidas. Pessoas querem ser amadas.  E é nesse contexto universal de anseios humanos que pretendemos edificar essa coluna para vocês. Nós, pessoas, somos fantásticas sim, e merecemos uma coluna sobre nós. Todas as sextas teremos um encontro marcado aqui. Recebam meu empenho e carinho."

5 comentários:

  1. Parabéns minha filha por todas as postagens que vc tem feito. Ser a primeira a comentar aqui é muito bom. Estou orgulhosa de ver o seu trabalho mesmo tão longe. Sucesso a vc e muitas realizações na sua carreira aí no Paraná.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Michil! Ainda bem que existem profissionais como você que vivem imensamente as suas profissões, e percebem que o exercício de seu trabalho vai muito além do ganha-pão.

    O trabalho é o nosso principal papel na sociedade, é a razão pela qual nos preparamos durante anos para servir ao mundo e às pessoas.

    É uma forma de mudar o mundo e de deixar sua contribuição ser a expressão máxima de sua existência.

    Se trabalhamos tanto, deve (ou deveria) fazer um sentido maior que nossas próprias vidas.

    E você, Michil, é uma das minhas referências no prazer em trabalhar, em servir.

    Você sabe que sempre foi a minha psicóloga, desde criança.

    Obrigado por fazer tanta diferença em minha vida, e por servir ao mundo com tanto amor e dedicação.

    Beijos!

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlitos, vc me faz chorar! obrigada pelas belíssimas palavras, pois, melhor ainda que ir além do ganha pão escrevendo num blog, ou servindo por amor, é ter amigos como vc, que nos apoiam e nos põe pra cima quando precisamos! E como vc já sabe, vc é meu amigo-irmão favorito. beijocas <3

      Excluir

Sua opinião é importante para nós.
Comente! Obrigada.